quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Saiba como tudo começou....




1978 - Feria das Pulgas
A Administração Municipal reuniu um grupo de pessoas para que estas desenvolvessem um projeto de implantação de uma feira de Antiguidades, a partir dos modelos já existêntes de San Telmo em Buenos Aires e do Mercado de Pulgas em Montevedeo. A feira da Pulgas, como foi denominada, era composta de 24 expositores que comercializavam objetos antigos.
1982 - Feira de Artesanato do Bom Fim e Arte na Praça
Um grupo de 40 artesãos e artistas plásticos liderados por Paulo Filber e Berenice Aurora, começaram no parque, ao lado do Mercado da Pulgas.
1984 - Criação do Regulamento da Feira de Artesanato do Bom Fim
1990 - Seminário Brique 90
O evento teve o objetivo de ordenar espaços públicos, setorizando a feira e criando dois novos espaços: o setor de alimentação e o espaço cedido aos índios no canteiro inicial, para exposição de sua cultura.
1990 - Rua de Lazer
Lei decreta a Avenida José Bonifácio fechada para o trânsito de veículos, tornando-a rua de lazer aos domingos.
2000 - AABRE - Associação dos Artesãos do Brique da Redenção
Em 10/12/2000 foi criada a Associação dos Artesãos do Brique da Redenção. A partir deste momento registrou-se a marca Brique da Redenção e também foi criado o site do Brique. www.briquedaredencao.com.br (em breve novo site).
2000 - BOLO DE ANIVERSÁRIO GIGANTE
Bolo de 18 metros integrou a comemoração dos 18 anos do Brique da Redenção.
2005 - Patrimônio Cultural
Em 26/10/2005 foi sancionada a Lei 12.344 que declara o Brique da Redenção integrante do patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.
2006 - Pioneirismo
O Brique é a  primeira feira do país a utilizar o acesso coletivo de venda com cartão de crédito.
2007 - GRIFE DO BRIQUE
Em comemoração aos 25 anos de Artesanato e Artes Plásticas, foi realizado em 22/04/2007 um desfile numa passarela montada na Av. José Bonifácio, quase em frente ao Colégio Militar. Modelos vestidas com artigos de couro, máscaras, calças, camisas vestidos e bustiê abriram o desfile, que também apresentou roupas, acessórios e bijuterias, todas confeccionadas pelos próprios expositores.
Continuaremos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário